All for Joomla All for Webmasters
E-mail
contato@construsaito.com.br
Telefone
(11) 4582-0330
WhatsApp
(11) 99664-0770

Aproveite sancas e rodapés na decoração!

Veja como valorizar a decoração com sancas e rodapés

As sancas e rodapés são elementos que, muitas vezes, passam despercebidos na hora de reformar ou construir, porém esses pequenos detalhes podem fazer toda diferença na decoração de um ambiente.

Eles são tipos de acabamentos que possuem uma função estética muito importante, e que podem ser usados para compor o visual dos cômodos e/ou para complementar algum estilo decorativo.

Pensando nisso, nós vamos mostrar como utilizar esses elementos na decoração. Confira!

Sancas

sanca funciona como uma espécie de moldura para o teto; geralmente são feitas de gesso e podem assumir formatos e desenhos diferentes.

Sua finalidade é estética, podendo proporcionar um ar mais clássico, elegante ou sofisticado. A cor do gesso também pode determinar o clima do ambiente, criando um visual mais rústico ou clean dependendo da cor, textura e formato escolhido.

As sancas também podem servir para projetar pontos de luz, permitindo uma melhor distribuição da iluminação.

Há diversos tipos de sancas, que devem ser escolhidas de acordo com o seu gosto pessoal e com o estilo que você pretende atribuir aos cômodos. Veja mais sobre os principais tipos:

Sanca aberta

Esse tipo possui um vão de abertura entre o gesso e o teto, que permite incluir uma iluminação embutida. Pode acrescentar moldura ou não.

Sanca fechada

Não possui nenhum vão de abertura, e por isso, não é possível incluir uma iluminação. Caso você não queira abrir mão desse detalhe, a dica é investir em spots que podem ser instalados diretamente no teto.

Sanca dupla

Essa opção consiste na junção de duas sancas abertas, uma de frente para a outra. Permite incluir iluminação e pode ser reta ou apresentar molduras.

Sanca invertida

É como a sanca aberta, porém, nessa versão, o vão é voltado para dentro, projetando a luz de forma indireta para a parede.

Rodapé

Esse acabamento funciona como uma moldura que compõe tanto a parede quanto o piso, criando uma harmonia no encontro desses elementos.

Os rodapés são essenciais para compor a decoração dos ambientes, mas as suas funções vão além da estética: eles servem para proteger o revestimento das paredes da água, do acúmulo de sujeiras e mofos e podem até esconder parte da fiação elétrica.

Podem ser encontrados em uma ampla variedade de materiais — como madeiraMDFporcelanamármoregranito, etc — e não há muitas regras para escolhê-los.

Eles podem acompanhar a mesma cor e material de piso ou não, a escolha dependerá apenas do seu gosto e do visual que você pretende causar.

Dicas para não errar na escolha do rodapé

A escolha do rodapé deve ser baseada no seu gosto, no entanto, é preciso considerar também a funcionalidade de cada cômodo. Isso porque, alguns materiais podem favorecer determinadas situações, confira:

  • Se a sua intenção é aumentar a sensação de amplitude de algum cômodo, a dica é optar por um rodapé da mesma cor e material do piso. Isso causará a impressão de que o piso se estende por parte da parede, aumentando a sensação de espaço;
  • Para áreas que estão sujeitas a receber grandes quantidades de água, o uso de rodapés feitos de porcelana, mármore ou cerâmica são mais indicados. Isso porque esses materiais são mais resistentes ao excesso de umidade;
  • Combine o rodapé com os batentes das portas e janelas. Isso evita que o ambiente fique poluído, deixando um visual mais clean. O rodapé não precisa ser do mesmo material que a porta, basta escolher cores semelhantes.
About the author

Leave a Reply

Open chat
1
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by